Publicidade

Publicidade

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, em setembro de 2022, quando se fez um levantamento, mais de 64 milhões de brasileiros estavam com dívidas. Esse número diz que a cada 10 brasileiros adultos, 4 estão endividados.

Porém, a notícia boa é que, com dicas práticas, é possível sair das dívidas e ter uma tranquilidade financeira melhor. Para isso, é preciso organização e estudo, de forma que se tenha controle sobre o que se está devendo.

Confira em nosso artigo dicas de como acabar com as dívidas rapidamente e ter uma vida financeira mais tranquila.

Publicidade
Publicidade

Anote todas as dívidas

O primeiro passo para conseguir acabar com suas dívidas rapidamente é justamente anotar tudo que você está devendo. Se é apenas em um lugar, se são em vários, você deve ter tudo anotado para ter certeza de saber o que está devendo.

Além de saber a quem você está devendo, você anota os valores e sabe quanto está devendo a cada local ou empresa. Ainda que tenha juros e multas, você tem uma base para saber o que você tem que pagar.

Analise seu orçamento

Sabendo exatamente o que você está devendo, você deve fazer uma segunda análise, que é o seu orçamento. Isso significa fazer contas. Você deve saber exatamente quanto recebe mensalmente em valores para que possa saber com quanto poderá contar.

Publicidade
Publicidade

Além de saber os valores que você recebe, deve analisar quanto você tem de gastos fixos e variáveis por mês. Com isso, você vai saber quanto que tem disponível para fazer o pagamento de sua dívida.

Fazendo estes cálculos, é possível se organizar e saber quanto você pode comprometer mensalmente para fazer a redução da dívida e, assim, começar a fazer o pagamento do que você deve.

Converse com seus familiares

Depois de fazer toda a sua organização financeira, você deve se reunir com a sua família para conversar sobre a sua dívida e pensar em uma solução em conjunto para que possam solucionar o problema.

Assim, com a união de todos da sua casa, vai ser mais fácil dividir tarefas, gastos e fazer com que você tenha mais facilidade na hora de se organizar para pagar o que deve. Envolvendo todos que moram com você, vai ser mais simples de se organizar.

Corte os gastos desnecessários

Ao fazer um bom planejamento financeiro, você vai saber como que está usando o seu dinheiro. Então, é hora de fazer a análise de tudo que você pode fazer cortes. Veja algumas dicas:

  • Diminuir os pedidos de Delivery e passar a fazer mais comida em casa, de forma que você tenha mais economia.
  • Reduzir o gasto com lanches e outros na rua.
  • Evitar de comprar o que você não precisa.
  • Diminuir compras no cartão de crédito para evitar gastos desnecessários.
  • Fazer pesquisas de preços para comprar sempre em lugares mais baratos.
  • Diminuir uso de água, energia elétrica e outros.

Com pequenos cortes, você vai fazer uma grande economia e ter mais dinheiro no final do mês para que possa usar para saldar a dívida que você tenha.

Crie metas para seu dinheiro

Após a organização e os cortes de gastos desnecessários, você deve criar metas para uso do seu dinheiro, de maneira que possa se organizar para ter como saldar a dívida e como ter uma reserva de emergência para qualquer momento.

Então, faça metas de como seu dinheiro deve render e quanto você precisa economizar em cada mês. Este passo é fundamental para que você possa conseguir chegar onde quer e ter mais objetivos definidos na hora de pagar suas dívidas e de ter um dinheiro sobrando no final do mês.

Negocie as dívidas

Um dos grandes erros de quem quer pagar suas dívidas rapidamente é fazer o pagamento direto, sem negociar. O que você precisa é ao contrário, fazer uma negociação para conseguir ter mais facilidades na hora de pagar.

Ainda que você tenha a dívida por muito tempo, você deve conversar com a empresa e chegar a uma proposta para fazer o pagamento.

Você pode conseguir reduzir bastante os juros, fazendo com que tenha um parcelamento do valor e faça o pagamento mais facilmente.

Além de negociar com a empresa, você pode aproveitar alguns feirões, como o promovido pelo Serasa, para negociar suas dívidas.

Diminua o uso do cartão de crédito

Para conseguir ter um melhor controle financeiro e ainda diminuir suas dívidas, reduza o máximo o uso de seu cartão de crédito, de forma que você não tenha ainda mais dívidas acumuladas em seu nome.

Procure sempre comprar à vista e use o seu cartão de crédito somente em momentos onde você não tenha outra opção.

Tenha uma renda extra

Na hora de fazer toda a organização, cortes e tudo mais, se você perceber que o valor que recebe por mês não vai cobrir tudo que precisa, este é o momento em que você deve escolher ter uma renda extra.

Você pode fazer diversos serviços como freelancer, aproveitando ainda mais seu dinheiro e tendo uma melhor forma de equilibrar as suas contas.

Para conseguir renda extra, você pode pegar um serviço extra, fazer algum freelancer, vender produtos, dar aulas particulares, entre tantas outras opções.

Faça uma avaliação pessoal sobre seu uso do dinheiro

Por fim, você deve fazer uma avaliação sobre todas as situações que levaram você a ter esta dívida. Como ela foi gerada? Em que circunstâncias? O que devo fazer para que não tenha mais problemas com dívidas?

Com as respostas para essas perguntas, você pode ter mais facilidades e a certeza de que não vai entrar novamente em uma dívida. Por isso, faça uma autoavaliação para saber se controlar.

Aproveite essas dicas para que você possa ter mais controle financeiro e saia de suas dívidas rapidamente. No final, você vai ver o quanto isso vai lhe ajudar na hora de suas compras e de organizar sua vida financeira.

E veja mais dicas sobre finanças em nosso site para você.

Atualizado em 18/03/2023