Buscando a sua recomendação...

Publicidade

Publicidade

Atualmente, são tantas opções de cartões que se torna até difícil optar por um que atenda mais as nossas necessidades. Caso você esteja em dúvida sobre como escolher o melhor cartão de crédito, continue por aqui e confira 5 dicas para fazer a escolha certa!

5 dicas certeiras para escolher o melhor cartão de crédito

1. Defina as suas necessidades

Este é o primeiro passo a ser dado quando você decide adquirir um cartão de crédito. Portanto, avalie e defina quais são as suas reais necessidades e interesses.

Importante: evite pedir conselhos aos seus conhecidos. Isso porque o cartão que seus amigos e familiares possuem nem sempre é a melhor opção para você.

Publicidade
Publicidade

Mas, como definir as principais necessidades escolher o melhor cartão de crédito? Os pontos a seguir devem ser analisados e, assim, é possível determinar suas necessidades e interesses:

  • Data de vencimento: a maioria dos emissores de cartão oferece datas de vencimento diversas. Mas, ainda assim, é bom conferir antes se um determinado cartão de crédito possui uma data de pagamento para que o pagamento seja feito com tranquilidade – evitando atrasos. Além disso, confira se é possível mudar a data sem custo, caso o melhor período para você pagar sofra alterações.
  • Limite: compare os limites de crédito oferecidos por diversos cartões. Isso evita que você faça a opção por um cartão com um limite menor do que o necessário.
  • Cartão nacional x cartão internacional: você costuma fazer viagens internacionais? Se sim, vale pagar algumas taxas mais altas e obter um cartão que é válido fora do país. Caso contrário, compensa optar por um cartão de crédito nacional, que costuma ter menores tarifas.

Ou seja, na hora de escolher o seu cartão, leve em conta o seu estilo de vida.

2. Anuidade do cartão de crédito

Este é um critério que deve ser levado em consideração, independentemente dos critérios mencionado no item 1. Isso porque, a anuidade não é uma taxa obrigatória. Assim, se você conseguir um cartão de crédito com uma taxa baixa anual ou mesmo que não cobre anuidade, melhor!

Publicidade
Publicidade

Por outro lado, preste atenção se o limite de crédito está atrelado à anuidade. Isso porque muitos cartões oferecem anuidade zero apenas para limites de crédito baixo. Dessa forma, se você quer um cartão com um limite alto, talvez valha pagar a taxa da anuidade.

3. Atenção a taxa de juros na hora de escolher o melhor cartão de crédito

Os juros do cartão de crédito são cobrados quando o cliente não paga a fatura ou, então, faz o pagamento menor que o valor total. Portanto, considere a taxa de juros, pois nunca sabemos quando as finanças irão apertar e não teremos como pagar o valor total de uma fatura.

A título de informação, de acordo com dados publicados em janeiro de 2023 pelo Banco Central do Brasil, os juros médios cobrados pelos bancos no crédito rotativo aumentaram quase 14 pontos em relação aos meses de novembro e dezembro de 2022.

4. Relacionamento com o banco emissor

Muita gente não pensa nisso na hora de escolher o cartão de crédito e pode apenas perceber que não se atentou a esse fator tão importante quando já fez a opção do cartão. Isso porque possuir um cartão de bancos ou instituições com as quais já temos uma relação melhora a nossa comunicação em caso de problemas.

Por exemplo, alterações de datas de vencimento, pedido de aumento de limite e outros detalhes costumam ser mais facilmente atendidos quando já fomos clientes de um banco emissor do cartão ou instituição financeira.

A própria solicitação de cartão de crédito costuma ser aprovada com mais facilidade e menos burocracia para quem já é um cliente. Essa boa dica deve receber atenção antes de optar pelo melhor cartão de crédito.

5. Programa de pontos

Há diversas opções de cartões de crédito que oferecem que consumidor participe de um tipo de “clube de benefícios”. No caso, o mais comum é a troca de pontos por milhas de passagens aéreas. Além disso, oferecem descontos em produtos e serviços variados de acordo com o uso do limite de crédito.

Vale apostar nesses cartões, considerando, é claro, as outras dicas de como escolher o melhor cartão de crédito para você. Por exemplo, se um cartão oferece um bom programa de pontos, mas um limite baixo, o melhor optar por maior crédito e “abrir mão” de alguns benefícios de pontos.

Limite do cartão de crédito: como aumentar

Agora que você já viu as principais dicas para escolher o melhor cartão de crédito, vale conferir como aumentar o limite, caso venha a precisar. Veja:

  • Contas em dia: um bom pagador tem mais chances de ter seu limite reajustado. Assim, pague todas as suas contas até o vencimento e não só a fatura, certo:
  • Pague sempre o valor total da fatura do cartão: evite pagar menos que o valor integral e o mínimo. Em último caso, se não houver como pagar o total, entre em contato com o emissor do cartão ou a administradora e veja as melhores opções.
  • Use o cartão: use sempre o seu cartão de crédito, pois quanto mais ele for usado, mais chances de ter o limite aumentado – desde que a fatura seja paga integralmente e até o vencimento.
  • Mantenha seus dados atualizados: renda, endereço, contatos. Tudo isso deve ser atualizado, revelando ao emissor do cartão que você se preocupa com a sua vida financeira.

O melhor cartão de crédito para você

Por fim, vale ressaltar e que cartão de crédito ideal para você é o que oferece o que procura e condiz com a sua situação econômica.

Caso você não tenha uma renda alta ou tenha despesas muito elevadas, é melhor optar um limite não muito alto e, assim, não correr risco de se desorganizar financeiramente. Já se sua situação financeira seja mais estável, o melhor cartão costuma ser aquele com limites mais altos, programas de pontos e outras características. Pense nisso!

Esperamos que está informação tenha sido muito útil para você. Muito Obrigada e acompanhe mais noticias em nosso site clicando aqui.

Atualizado em 24/04/2023