Buscando a sua recomendação...

Publicidade

Publicidade

Em meio a tantos casos de fraudes e golpes, todas as dicas são preciosas na hora de proteger o seu cartão de crédito. Aqui, você verá as melhores práticas de segurança para usar o seu cartão sem transtornos futuros e eventuais prejuízos, tanto pela internet como fisicamente. Vamos lá?

Como evitar golpes e fraudes e proteger o seu cartão de crédito na internet

1 – Só use o seu cartão de crédito em sites com cadeado

Antes de incluir os dados do seu cartão em e-commerces, observe se no início do navegador da internet existe o símbolo de um cadeado. Em caso positivo, o site é seguro para fazer compras online.

Mas, se não houver o cadeado, não inclua os dados do seu cartão e nem os seus dados pessoais.

Publicidade
Publicidade

O cadeado indica que o website é criptografado, ou seja, está vinculado a sistemas de informações que protegem quaisquer dados que você incluir.

2 – Desconfie de lojas virtuais com descontos muito altos

Evite cadastrar o seu cartão de crédito em lojas virtuais que oferecem produtos ou serviços por preços muito abaixo do mercado, além de propagandas com muitos erros de grafia, poucas informações, dados confusos, fotos de baixa qualidade.

No caso, tais características revelam pouco interesse em realmente efetivar compras. Assim, a intenção desses websites pode ser apenas tomar posse de dados de cartões de crédito ou mesmo de informações pessoais.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma das características de sites e lojas virtuais fraudulentas. Não se arrisque!

3 – Evite salvar os dados na conta de lojas para proteger o seu cartão de crédito

Alguns sites dão a opção de manter os dados do cartão salvos para eventuais novas compras. Não é recomendado fazer isso, pois invasores podem rakear o site e roubar seus dados.

O indicado, então, mesmo em e-commerce de confiança, é não deixar as informações salvas. A exceção são lojas virtuais que precisam de pagamentos recorrentes de assinatura via cartão, por exemplo: Netflix, Catho, Spotify

4 – Só informe dados de cartão de crédito para efetivar compras

Não forneça dados ou informações sem necessidade. Ou seja, só passe dados quando for realmente comprar algo – assim é mais certo proteger o seu cartão de crédito.

Isso porque alguns sites mal intencionados podem pedir os dados para descontos futuros – o que não faz sentido. Dessa forma, desconfie!

O mesmo vale para websites que pedem informações de cartão de crédito no momento do cadastramento.

5 – Use apenas aparelhos pessoais para fazer compras online

Só use o seu cartão de crédito para comprar por meio de seus dispositivos pessoais: computador, tablet, aparelho de telefone celular.

Não faça compras com cartão em aparelhos públicos ou de terceiros, já que não temos controle e tais equipamentos podem contar com softwares maliciosos que furtam dados.

Também, não forneça dados do cartão por meio de telefonemas, WhatsApp, redes sociais. Saiba que as informações podem ser clonadas a partir de dispositivos que não são nossos.

6 – Proteja seu celular e seu computador

Para proteger o seu cartão de crédito, mais uma dica muito importante é manter seus aparelhos protegidos. A seguir, confira as orientações:

  • Use um bom antivírus e mantenha-o atualizado;
  • Instale apenas programas com boas avaliações;
  • Downloads devem ser feitos somente por meios de sites reconhecidos;
  • Atualize sempre aplicativos e sistemas operacionais;
  • Cadastre senhas com alto índice de segurança, evitando data de nascimento, algarismos sequências e outras combinações fáceis de serem descobertas.

7 – Vincule as movimentações do seu cartão de crédito ao seu SMS para proteger o seu cartão de crédito

A maioria das administradoras de cartões e bancos oferece a opção de emitir recados via SMS sobre a movimentação do seu cartão de crédito. Optar por essa permissão é interessante, pois você é informado instantaneamente sobre qualquer ação feita com os dados do seu cartão.

Ao perceber uma atividade suspeita, é possível tomar providências o quanto antes – evitando golpes ou maiores transtornos.

8 – Código de segurança (CVV)

O Código de segurança (CVV) é o principal dado que protege o seu cartão. Dessa forma, nunca informe essa sequência de três números por telefone, WhatsApp, email, etc.

Apenas forneça o CVV em sites de compras confiáveis, evitando deixar salvo no website, no computador ou no aparelho de telefone celular.

Como proteger o seu cartão de crédito em estabelecimentos físicos

Não é só no mundo virtual que estamos sujeitos a golpes e fraudes, também alguns estabelecimentos podem agir de má fé.

Para evitar cair em fraudes e golpes ao usar o seu cartão de crédito, veja nossas dicas:

  1. Caixas eletrônicos: sempre use o cartão em caixas eletrônicos observando a movimentação ao seu redor. Busque por locais seguros e horários diurnos.
  2. Em estabelecimentos comerciais em geral: deixe o seu cartão de crédito sempre junto a você e aos seus pertences. Atenção para não deixar o cartão em cima de mesas, quando você sair, por exemplo. Podem ocorrer furtos e, assim, golpes e fraudes.
  3. Confira o valor: ao passar seu cartão de crédito em máquinas, sempre confira se o valor a ser descontado está correto. Só confirme a transação depois disso.

Também, peça o comprovante e guarde com você por determinado tempo (seis meses ou um ano).

  1. Evite a função de aproximação: atualmente, é muito comum transações serem feitas apenas aproximando o cartão de crédito de uma máquina. Embora tal procedimento seja bastante cômodo, ele é um tanto inseguro.

Assim, para proteger o seu cartão de crédito, o método de inserção do cartão ainda é o mais indicado e seguro. Há casos de pessoas mal intencionadas que conseguem movimentar cartões de crédito por aproximação sem que nós percebamos.

E se eu for vítima de golpes e fraudes?

Por fim, se mesmo com todas as nossas dicas o seu cartão de crédito ainda for usado indevidamente, entre em contato com a administradora do cartão ou banco e peça o bloqueio – que é feito instantaneamente e de forma fácil com o número do CPF.

Caso tenham sido realizadas compras indevidas, registre um Boletim de Ocorrência (BO) e siga as orientações do banco ou emissora do cartão para ter o estorno do valor usado de forma criminosa. Se for preciso, busque apoio do Procon do seu município.

Gostou das dicas para proteger o seu cartão de crédito? Coloque-as em prática e compartilhe!

As melhores dicas, orientações e novidades, você confere por aqui.

Ao se manter atualizado e seguindo os passos sempre oferecidos por nós, você consegue ter muito mais sucesso na hora que precisar de um cartão de crédito ou outras soluções financeiras para facilitar a sua vida!

Esperamos que está informação tenha sido muito útil para você. Muito Obrigada e acompanhe mais noticias em nosso site clicando aqui.

Atualizado em 27/05/2023