Buscando a sua recomendação...

Como ser sustentável com suas finanças

Veja dicas para manter uma economia sustentável e fazer bom uso de seu dinheiro.

| Em: 

Publicidade

Quando se trata o termo “sustentabilidade”, de maneira geral, remetemos ao conceito de “natureza”, cuidado com o meio ambiente e fatores relacionados com o viver bem o dia a dia, conservando o que há em nosso redor.

Porém, este termo é muito mais amplo e também aborda as finanças. Neste sentido, quando se fala em ser sustentável com as finanças, se refere especificamente ao fato de saber lidar com o seu dinheiro de maneira que se tenha um melhor uso do mesmo e, assim, possa viver melhor como cidadão.

Uma finança sustentável é aquela que permite o cidadão planejamento, viver bem e que faça com que o uso correto de seu dinheiro permita que ele tenha uma vida organizada, planejada, de forma a se sustentar.

Quem tem uma finança insustentável, acaba vivendo de forma insustentável na sociedade, trazendo problemas não somente para si, mas para todos aqueles que vivem dentro da mesma sociedade.

Acompanhe dicas para que você possa fazer suas finanças serem sustentáveis e, assim, permitir a você um melhor uso de seu dinheiro.

Gerencie o fluxo de caixa

A primeira dica para se ter uma finança sustentável é gerenciar o fluxo de caixa. Isso significa que você deve ter um controle de todas as suas finanças, sabendo exatamente quanto você recebe mensalmente (entradas) e quanto você tem de despesas.

Com um planejamento financeiro, você pode ver onde pode fazer cortes em suas contas e, assim, permitir uma economia maior em seu dinheiro, o que vai gerar melhor poder de compra e controle total sobre o seu dinheiro.

Tenha um limite de despesas fixas

Muitas pessoas possuem um perfil consumista. São aqueles que querem ter tudo, gastar com tudo e fazer o uso indiscriminado de seu dinheiro. Esses possuem um sistema insustentável de finanças.

Faça ao contrário. Tenha um limite de despesas, tanto fixas quanto variáveis. Procure os melhores preços, negocie valores, tente ter descontos em mensalidades e, principalmente, corte o que você não está usando.

Assinaturas de streaming desnecessárias, contas caras de cursos que você pode não ter nem tempo para fazer, mensalidades de TV a cabo, internet cara que você nem usa, enfim, tudo que for possível, negocie para ter um melhor controle financeiro.

Evite o máximo de pagar juros

Outra dica fundamental é procurar fazer as compras à vista, diminuindo o uso do cartão de crédito e, principalmente, sem atrasar o pagamento.

Toda vez que um pagamento está atrasado, você paga juros, o que rende problemas na hora de usar seu dinheiro, já que o produto que teria um valor, passa a custar bem mais.

Por isso, para ter uma boa finança sustentável, diminua o máximo que puder os juros e procure fazer suas compras sempre à vista, evitando dívidas futuras em seu nome e fazendo com que seu dinheiro seja melhor aproveitado.

Esteja preparado para momentos ruins

Uma dica importante para quem quer ter suas finanças organizadas: momentos ruins existem e irão aparecer em sua vida. É um exame médico urgente, um problema inesperado no carro, um valor alto que você vai precisar usar numa emergência. Até mesmo um momento onde você não vai ter o seu dinheiro em mãos.

Seja como for, é preciso que você tenha uma reserva de emergência. Ao guardar seu dinheiro, pensando nestes momentos, você consegue ter uma forma de se manter firme. Ou seja, você tem um dinheiro para manter suas finanças sustentáveis e fazer com que passe pelo momento ruim sem dificuldades.

Existem diversas dicas para montar sua reserva de emergência. Entre elas, os sistemas mais usados são: 70 – 30, onde 70% do salário é usado para todas as dívidas e 30% para a reserva de emergência; 50 – 15 – 35, onde 50% é para despesa fixa, 35% para variáveis e 15% para investimentos e fundo reserva.

O importante é que você tenha uma reserva para o momento de necessidade.

Aproveite cada minuto do seu tempo

Já ouviu a frase “tempo é dinheiro”? É preciso aproveitar melhor seu tempo para ter finanças sustentáveis. Isso significa organizar seu dia, aproveitar o momento de trabalho, ter um momento reservado para estudos e aperfeiçoamento e também tempo para descansar.

O lazer, o descanso, também devem fazer parte de seu tempo para que suas finanças sejam sustentáveis. O corpo e a mente precisam estar bem para que você se mantenha firme me suas finanças.

Por isso, aproveite cada momento de seu tempo, usando-o para o que precisa e organizando para que não tenha que passar tempo demais trabalhando ou fique tempo em demasiado ocioso, tempo este que poderia estar aproveitando para seu desenvolvimento físico ou mental.

Tenha metas financeiras

Para que suas finanças sejam sustentáveis, você deve ter metas. O que você quer alcançar com seu dinheiro? Quanto você precisa juntar? O que quer comprar?

Muitos especialistas dizem que o seu sonho é seu maior motivador. E é assim que precisa ser. Você deve ter um objetivo, um sonho, e focar seus esforços para ele. Neste momento, você vai trabalhar e juntar seu dinheiro com esta finalidade, sabendo que, assim, vai ter uma vida financeira melhor e conseguir aproveitar o seu dinheiro, não somente para ter o que quer, mas para manter seu padrão de vida.

Tenha uma visão macro de seu dinheiro

Não basta olhar para seu dinheiro e pensar apenas naquele momento. Você deve pensar de maneira micro (gastos imediatos, dinheiro em mãos), mas também de maneira macro (futuro, investimentos, onde vai estar o seu dinheiro, sua aposentadoria).

Tendo essa visão, principalmente fazendo isso com organizadores financeiros, você vai conseguir organizar melhor seu dinheiro e ter a certeza de que vai ter mais vantagens na hora de dividir o que você recebe.

Essa visão macro permite que você se planeje, não tenha problemas com imprevistos e, principalmente, que faça seu dinheiro render.

Com essas dicas, você consegue ter suas finanças mais saudáveis, sustentável e viver bem melhor, organizando seu dinheiro e fazendo o melhor uso dele.

Gostou das dicas? Veja mais em nosso site sobre finanças pessoais.

Atualizado em 28/03/2023