Buscando a sua recomendação...

Quatro passos para um bom planejamento financeiro, pessoal e familiar

Veja como fazer um bom planejamento financeiro, pessoal e familiar, para ter uma vida mais tranquila.

| Em: 

Publicidade

Você quer se organizar financeiramente para ter uma vida mais tranquila e ainda aproveitar melhor sua saúde financeira, sem ter problemas com contas e com gastos? Pois você precisa fazer um planejamento financeiro que ajude você nesta tarefa.

Mas muitas pessoas não sabem como fazer um bom planejamento financeiro. E existem dicas fáceis que podem ajudar você nesta tarefa.

O que é um planejamento financeiro?

Um planejamento financeiro é uma planilha onde você faz todo o controle de suas entradas e saídas, fazendo com que tenha um controle melhor sobre seu dinheiro. Assim, é mais simples saber para onde está indo o dinheiro e se organizar para emergências.

O planejamento financeiro pode ser feito em planilhas ou em programas próprios para esta finalidade. Por isso, você deve escolher a forma que for mais simples para você.

Dicas para fazer um bom planejamento financeiro

Para facilitar seu dia a dia e mostrar como você pode fazer um bom planejamento financeiro familiar e pessoal, separamos quatro dicas incríveis que você pode colocar em prática ainda hoje. confira!

Faça um diagnóstico minucioso de sua vida financeira

O primeiro passo para que você tenha um bom planejamento financeiro pessoal e familiar é ter um bom diagnóstico de como está a sua vida financeira. Para fazer isso, você deve, inicialmente, anotar:

  • O quanto você recebe por mês.
  • Quais são as suas despesas fixas.
  • Quais são as suas despesas variáveis.
  • Quais as suas dívidas.

Quando você tem um diagnóstico completo de tudo que está em torno de sua vida financeira, você consegue ter uma visão melhor sobre o quanto ganha, o quanto gasta e sabe como se organizar melhor para que seu dinheiro seja usado da forma correta.

Ao se tratar de orçamento pessoal, se pensa em todos os gastos que você vai ter, individuais, e de como você organiza o seu dinheiro.

A mesma regra deve acontecer para o orçamento familiar. É necessário sentar com todos da família, fazer as contas e ver quanto, em conjunto, vocês possuem de renda e de despesas. Assim, em conjunto, é mais fácil pensar soluções e fazer com que se tenha uma visão mais clara da saúde financeira.

Como resultado, você vai se organizar melhor para saldar dívidas e para conseguir controlar melhor as finanças da família.

Tenha um orçamento mensal e anual

Na hora de fazer o seu planejamento financeiro, é importante que você faça de maneira mensal e anual, permitindo que se tenha uma visão geral de quanto você está gastando para poder organizar melhor suas contas.

Para gastos mensais, sua tabela deve ter:

  • Gastos fixos: conta de internet, telefone, mensalidade escolar, aluguel, entre outros que tenham sempre o mesmo valor.
  • Gastos variáveis: conta de luz, de água, transporte, alimentação, além de outras contas mensais que mudam o valor.

Com isso, você tem uma previsão de quanto é o custo mensal de sua família, ou seja, quanto você vai gastar mensalmente com contas e despesas da casa.

Além desse, você deve ter um planejamento financeiro de gastos anuais. Neste, você deve incluir:

  • IPTU;
  • IPVA;
  • Materiais escolares.

E outros que você tenha que gastar dinheiro pelo menos uma vez por ano. Assim, você consegue organizar melhor suas finanças, separando o dinheiro para que não tenha problemas na hora de fazer o pagamento das contas.

Estabeleça metas para seu dinheiro

O que você quer fazer com o seu dinheiro? Quais as metas suas, pessoais, e da sua família? Isso deve estar no seu planejamento financeiro para que você possa ter mais controle e saiba os motivos que fazem com que você faça sua economia.

Você deve estabelecer metas de acordo com tempo necessário para cumprir o que precisa:

  • Curto prazo: aquilo que você precisa resolver mais rapidamente, como dívidas e urgências.
  • Médio prazo: viagens, passeios, investimentos e outros.
  • Longo prazo: compra de imóveis, veículos e outros que você queira fazer.

Ao estabelecer as metas, o planejamento financeiro familiar será melhor organizado e você vai ter mais vantagens na hora de usar o seu dinheiro. Alguns especialistas dizem que os sonhos são os melhores motivadores para sua economia.

Faça uma reserva de emergência

Este é um dos principais passo para que você tenha um bom orçamento mensal e que possa ter mais facilidade na hora de se organizar financeiramente. Você deve ter uma reserva de emergência, um dinheiro investido em um lugar que você não vai mexer e que sabe que vai ter na hora que necessitar.

Existem diversas formas de se fazer isso. Você encontra diversas fórmulas prontas, como 70 – 20 – 10, onde 70% do orçamento pessoal ou familiar é para pagamento de contas, 20% para investimentos em reserva de emergência e 10% para lazer.

O importante não é a fórmula, mas que você faça o investimento e que tenha essa reserva. Dias ruins chegarão, chegam para todos. Neste momento, você deve ter uma reserva. A boa notícia é que eles passam também, fazendo com que você tenha dias de paz e tranquilidade.

Com uma boa organização financeira pessoal e familiar, seguindo esses passos, certamente que você vai cuidar melhor de seu dinheiro e ter a certeza de que ele vai render mais, sabendo exatamente onde foi investido e tendo mais controle sobre as dívidas suas e da família.

Siga essas dicas já e faça o seu orçamento financeiro.

Veja mais dicas de finanças no nosso site.

Atualizado em 24/03/2023