Saque-aniversário do FGTS vai acabar? Veja o que mudou em 2023!
Uma notícia pegou muita gente de surpresa no início deste ano. O Saque-aniversário do FGTS, uma das modalidades mais usadas e procuradas, pode estar chegando ao seu final em breve. Este anúncio foi dado pelo novo ministro do trabalho do governo Lula, Luiz Marinho.
Ainda que seja sucesso e que muitos trabalhadores optaram por este tipo de saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, o chefe da pasta não vê com bons olhos este tipo de transação e, assim, está em estudo a possível extinção do programa.
Confira, então, mais informações sobre o fato do saque-aniversário do FGTS que pode acabar e o que fazer neste caso.
Sobre o saque-aniversário do FGTS
O saque-aniversário do FGTS foi uma medida criada onde o trabalhador pode fazer retiradas anuais do seu Fundo de Garantia, sempre no mês de seu aniversário. Assim, seja a conta ativa ou inativa, é possível fazer saques de quantias nela.
Para fazer este tipo de saque, é necessário que se faça um pedido voluntário de aderir ao programa, de maneira que o sistema libere o dinheiro. Este pedido pode ser feito pelo app do FGTS, pelo portal da Caixa Econômica Federal ou então em uma agência bancária.
As regras para o saque-aniversário do FGTS são:
- Possuir 18 anos de idade ou mais.
- Ter uma conta na Caixa.
- Optar pelo saque-aniversário e dar autorização para que o banco consulte seu saldo no FGTS.
- Ter o CPF regular.
- Não ter dívidas na Caixa.
A partir de então, você pode fazer o saque em até 3 meses após a solicitação. Além disso, em caso de demissão, não poderá sacar o valor total, apenas 40% dos valores disponíveis. Além disso, caso queira voltar à modalidade tradicional, você deve aguardar 2 anos antes de fazer o pedido de retorno.
Assim, com estes detalhes, po saque-aniversário se tornou um sucesso e milhares de trabalhadores optaram por este tipo de crédito, já que podem fazer o pedido e ter direito a um valor, que pode chegar até 50% do depositado, todo ano.
Por que o saque-aniversário deve acabar?
Segundo o ministro do trabalho Luiz Marinho, existem algumas condições que fazem com que o saque-aniversário do FGTS não seja tão benéfico assim quanto se esperava na hora em que ele foi criado. E, por conta disso, ele e sua pasta estudam revogar este tipo de saque para os trabalhadores.
As questões levantadas pelo ministro e os seus são:
- Não há uma preservação da poupança do trabalhador, que é o objetivo do FGTS.
- O saque-aniversário não assegura o real uso do Fundo de Garantia como deve acontecer.
- O propósito do governo foi trazer uma injeção de dinheiro na economia, entretanto, nuances secundárias estão atrapalhando. Ele cita os empréstimos usando o saque-aniversário, antecipação de saques e outros, que estariam aumentando as dívidas dos brasileiros.
Por conta de questões como estas, o ministro afirma que o saque-aniversário do FGTS deve ser revisto, de maneira que se tenha uma nova diretriz e que, a partir dela, se analise como que o uso deste dinheiro pode ajudar realmente os trabalhadores brasileiros.
Contudo, a extinção do saque-aniversário ainda está em estudo e o governo analisa para ver se realmente vai acabar com este programa ou se vai fazer algumas alterações nele. Por isso, é necessário ter atenção às novidades que serão divulgadas.
O que fazer quem optou pelo saque-aniversário?
Se você optou pelo saque-aniversário do FGTS, por enquanto, você continua recebendo normalmente, sem nenhuma alteração por parte do sistema do governo. Então, é fazer o saque no dia certo para ter o seu dinheiro.
Entretanto, conforme informamos acima, para quem já tem pelo menos 2 anos dentro dessa modalidade, é possível fazer a troca novamente para o sistema antigo, onde você recebe o FGTS integral em caso de demissão sem justa causa.
Se esta for sua opção, pelo próprio app do FGTS é possível realizar a mudança, entrando com seus dados e fazendo a solicitação.
Como ainda não houve a mudança e sim há uma previsão de que ela acontecerá, fica mantido o calendário divulgado pelo governo para fazer o saque-aniversário do FGTS. Confira abaixo para saber quando você deve sacar.
Calendário de saque-aniversário do FGTS
Para quem fez a opção pelo Saque-aniversário do FGTS, segue o calendário divulgado pelo governo e que ainda está em vigência.
Em caso do programa acabar, certamente que as possíveis alterações serão avaliadas e enviadas com antecedência à população.
Confira quando receber seu saque-aniversário do FGTS:
- Janeiro: de 02 de janeiro a 31 de março de 2023;
- Fevereiro: de 01 de janeiro a 29 de abril de 2023;
- Março: de 01 de março a 31 de maio de 2023;
- Abril: de 03 de abril a 30 de junho de 2023;
- Maio: 01 de maio a 31 de julho de 2023;
- Junho: de 01 de junho a 31 de agosto de 2023;
- Julho: de 03 de julho a 29 de setembro de 2023;
- Agosto: de 01 de agosto a 31 de outubro de 2023;
- Setembro: de 01 setembro a 30 de novembro de 2023;
- Outubro: de 02 de outubro a 29 de dezembro de 2023;
- Novembro: de 01 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024;
- Dezembro: de 01 de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.
Por isso, tenha atenção a esta tabela e receba dentro do prazo.
E continue acompanhando nossa página para ter as últimas novidades sobre o saque-aniversário e outros assuntos da economia do nosso país.
Atualizado em 01/02/2023