Buscando a sua recomendação...

Seis passos para realizar um planejamento financeiro mesmo sem salário fixo

Quer fazer um bom planejamento financeiro sem ter um salário fixo? Veja como proceder para se organizar!

| Em: 

Publicidade

No Brasil, estima-se que mais de 25 milhões de pessoas trabalham de forma autônoma, ou seja, não possuem um salário fixo mensal. E este número tem crescido bastante nos últimos anos, trazendo uma realidade diferente para o mercado.

E a pergunta de muitas pessoas é: como fazer um planejamento financeiro sem ter um salário fixo? É possível?

Por conta disso, reunimos 6 dicas que irão ajudar você a se organizar financeiramente e saber como está sua renda mensal. Assim, será mais fácil usar o dinheiro e ter economia mesmo sem um salário fixo.

Acompanhe as dicas para conseguir fazer seu planejamento financeiro!

1- Defina as suas fontes de renda

Para começar a fazer um bom planejamento financeiro, o primeiro passo é saber exatamente de onde vem a sua fonte de renda. Então, é importante colocar em uma planilha o que você recebe e de onde se origina seu dinheiro.

Ainda que não tenha um ganho fixo mensal, pode ser que parte de seu dinheiro venha de algum serviço que você faça normalmente, um “extra” que seja fixo, como clientes que sempre lhe deem determinado serviço, ou uma quantia mínima que você recebe mensalmente por algum serviço que faça.

Anote tudo que você ganha para que você tenha pelo menos uma média de seus rendimentos mensais e saiba com quanto você pode contar.

2- Tenha um orçamento mensal e outro anual

Para que você se organize financeiramente sem ter um salário fixo, é necessário que você tenha um orçamento bem definido. Isso significa saber exatamente quanto você vai gastar por mês e também despesas anuais que você possa ter.

Assim, em uma planilha, coloque todas as suas despesas fixas mensais: aluguel, mensalidades de escola, internet, telefone e tudo mais que tenha sempre o mesmo valor.

Coloque, também, as despesas variáveis: conta de luz, água, alimentação, transporte, cartão e tudo mais que você gasta mensalmente.

Assim, você tem um panorama de quanto vai gastar mensalmente e procura ver alguns possíveis cortes que você pode realizar, diminuindo os seus gastos.

Faça, também, orçamentos de gastos anuais. Você deve pensar em IPTU, IPVA, entre outras despesas que vai pagar anualmente. Divida estes valores por 12 para saber quanto você precisa economizar mensalmente para ter o dinheiro no final do mês.

Assim, tendo um panorama geral de suas contas, você sabe quanto tem que ter de receita mensalmente e quanto vai gastar, gerando uma melhor organização financeira.

3- Conheça a regra 50-15-35

Existem diversas regras no mercado para que você possa dividir o seu dinheiro. Você deve usar aquela que melhor se adeque à sua realidade. Assim, você consegue controlar melhor seu salário mesmo não tendo um valor fixo por mês.

A regra 50-15-35 funciona da seguinte forma:

  • 50% do seu salário é para pagamento de dívidas fixas que você tenha.
  • 35% são destinados a gastos variáveis e lazer.
  • 15% são destinados a um fundo reserva e/ou investimento.

Se você conseguir dividir seu dinheiro dessa forma, sempre terá um fundo reserva e vai conseguir ter tudo que precisa: pagar suas contas, ter lazer e ainda aproveitar mais seu salário.

Você pode tentar também a regra 70-30, onde 70% do seu salário é comprometido com todas as dívidas do mês e 30% para um fundo reserva, onde você usa apenas para alguma emergência.

Assim, você consegue ter melhor suas contas organizadas e pode ter suas finanças planejadas.

4- Faça investimento de curtos prazos

Se você não tem um valor fixo por mês, é importante criar uma reserva de dinheiro para que você possa usar em qualquer momento que se fizer necessário. Por isso, você precisa fazer investimentos de curto prazo, que permitam que seu dinheiro renda e que você use quando precisar.

Aqui, você pode transferir o dinheiro para uma poupança digital com rendimento maior de CDI, pode fazer um investimento com liquidez imediata, ou seja, tudo que ajude na hora de conseguir acesso ao dinheiro em uma emergência.

5- Se atualize e faça outras atividades em época de pouco trabalho

Para quem trabalha por conta própria ou que não tem uma renda fixa, pode acontecer de momentos de altos e baixos. Assim, terá meses com muitos serviços e outros com menor quantidade de trabalho.

Se este é o caso, você deve aproveitar a baixa demanda para que possa se especializar e buscar outras possibilidades:

  • Faça cursos que tragam especializações para você, o que ajuda na hora de conseguir novos trabalhos e melhores condições onde você recebe seu dinheiro.
  • Procure diversificar seu ramo de atuação, fazendo outras tarefas que possam trazer um rendimento extra para você.
  • Aproveite o momento para fazer uma boa divulgação de seu trabalho e abrir novas oportunidades.

Com isso, você consegue se organizar melhor, conseguindo extras para realizar e tendo mais dinheiro para manter seu mês.

6- Utilize as redes sociais para conseguir mais demanda de trabalho

Por fim, para que você tenha um melhor planejamento financeiro, estabeleça metas de quanto você precisa arrecadar por mês para se manter. Se não tiver aquele dinheiro, aproveite os momentos livres para divulgar seu trabalho nas redes sociais, fazendo uso das ferramentas para ter melhor visibilidade.

Aproveite as redes para mostrar seu trabalho, sempre com muita verdade, e, assim, você consegue ter mais vantagens e certamente encontrará mais serviços para realizar, o que vai equilibrar as suas contas.

Usando essas dicas, você consegue ter um melhor planejamento financeiro para sua vida e consegue economizar melhor seu dinheiro, mesmo não tendo um salário fixo. Por isso, coloque em prática e aproveite mais as dicas.

Gostou? Veja mais dicas de finanças em nosso site.

Atualizado em 16/03/2023