Buscando a sua recomendação...

4 Dicas de economia para autônomos 

Descubra como organizar suas finanças pessoais e ter seu dinheiro melhor organizado trabalhando por conta própria.

| Em: 

Publicidade

O trabalho autônomo, aquele que não tem vínculo empregatício com empresas, cresceu muito nos últimos anos, fazendo com que mais e mais pessoas se inserissem no mercado de trabalho de forma informal.

Isso significa que são mais e mais pessoas que vivem de rendas variáveis mensalmente e que, por vezes, não sabem como controlar suas finanças. Por isso, separamos algumas dicas para quem trabalha no mercado informal e que quer fazer uma melhor organização do seu recebimento para que, assim, possa economizar.

Acompanhe a matéria para ter dicas exclusivas para economizar sendo autônomo.

4 Dicas para economizar dinheiro sendo autônomo

Quer saber como fazer para economizar o seu dinheiro mesmo que você trabalhe como autônomo? Veja quatro dicas essenciais para que você possa colocar em prática e possa organizar melhor o seu dinheiro!

Divida suas despesas em curto, médio e longo prazo

Para que você possa fazer um melhor gerenciamento de seu dinheiro, você deve, inicialmente, dividir suas despesas e organizar para aquilo que será a curto prazo, médio prazo e longo prazo, de forma que consiga dividir seu dinheiro para cobrir as dívidas.

O objetivo é que saiba lidar com os gastos variáveis e fixos mensais e que, recebendo um valor variável, você consiga controlar as suas contas.

Para fazer este controle, você deve usar um bom organizador financeiro. Você tem algumas opções para isso, tanto de apps que ajudam neste controle quanto você pode usar uma planilha simples ou até uma caneta e papel.

Faça assim: escreva todas as despesas fixas que você tem mensalmente (contas, aluguel, mensalidades, cursos etc.). Escreva também todas as variáveis, como alimentação, transporte e outros. Com isso, você tem um cálculo de quanto custa sua vida mensalmente, sabendo quanto do seu dinheiro será destinado para estas contas.

Depois de fazer isso, tente ver o que você pode negociar para pagar menos, como, por exemplo, valor da internet que você pode negociar, plano da TV a cabo e outras mensalidades que possibilitem que você não pague tanto.

Veja também o que você pode economizar de contas, de forma a pagar menos e ter uma economia mensal maior.

Aproveite sua planilha para listar uma média de seus ganhos mensais e fazer a comparação de como você deve usar o seu dinheiro.

Considere suas despesas anuais

Existem algumas despesas que são anuais, como IPTU, IPVA, seguro do carro e até mesmo férias. Para que você tenha um controle financeiro melhor, você deve considerar essas contas na hora de fazer as suas despesas.

A dica dos especialistas é que você monte uma reserva todo mês para que, no momento em que você precisar fazer o pagamento, tenha um dinheiro em caixa. A porcentagem ideal é que você guarde pelo menos 30% de tudo que você receber para que possa cobrir essas despesas.

Esse fundo de reserva deve ser usado também para alguma emergência, como, por exemplo, quando o carro quebrar e precisar consertar sem ter nenhum dinheiro em mãos, ou alguma emergência médica, por exemplo.

Uma dica que pode facilitar é fazer o cálculo de quanto você vai gastar anualmente e dividir por 12, fazendo a economia mensal daquele valor para não ter surpresas.

Assim, você tem um dinheiro sempre em caixa para fazer a economia e não ser pego de surpresa.

Mesmo sendo autônomo, é possível fazer uma economia tendo em mãos sua organização financeira.

Se organize para o futuro

Autônomo ou não, você deve pensar no futuro. Se tem uma certeza é que a vida não para e que você vai envelhecer. Por isso, é necessário que faça isso com saúde e tendo a certeza de que vai ter um fundo de reserva.

Para isso, você deve pagar o INSS como autônomo para que possa se aposentar com mais segurança. Se quiser, pode fazer o investimento em uma aposentadoria privada para que tenha o dinheiro quando precisar.

A dica principal, neste momento, é que você consiga fazer o investimento para que, no futuro, possa garantir seu dinheiro mensal e desfrutar dele.

Este tipo de investimento deve estar previsto em suas contas. E, em caso de ter um problema em algum mês, devido ao recebimento variável de seu salário, você deve fazer uso do dinheiro do fundo de reserva, que está lá para isso mesmo.

O importante é manter o pagamento em dia.

Controle-se!

Sabemos que o mundo é consumista e que cada vez mais somos tentados a comprar diversos produtos que vemos nas prateleiras da loja, a trocar de smartphone, de carro, a ter determinadas marcas e a consumir mais e mais.

Cada vez mais os cartões são mais fáceis de conseguir e acessíveis com maiores limites, permitindo um poder de compra teoricamente maior.

Mas se você quer economizar sendo autônomo, a palavra-chave para você deve ser: controle-se!

Por mais tentadora que seja uma promoção, uma compra ou que você tenha aquela oferta imperdível com seu cartão, veja bem a necessidade da compra.

As dicas que os especialistas dão são as seguintes:

  • Evite ao máximo o uso do cartão de crédito, preferindo sempre a compra à vista (dinheiro, débito, PIX), onde você não fica com dívida para pagar.
  • Lembre-se que sua renda é variável, então, avalie a necessidade daquela dívida antes de comprar.
  • Se realmente você precisar de um produto, pesquise preços. Você vai encontrar o mesmo produto com valores bem inferiores em outras lojas. Faça também uma pesquisa em lojas virtuais, onde o valor pode ser até 70% mais barato.
  • Tenha paciência. Aquele produto maravilhoso pode entrar em promoção e você conseguir comprar muito mais barato.
  • Considere, também, comprar de segunda mão, dependendo do produto. Você pode encontrar produtos mais baratos e com melhor qualidade.
  • Lembre-se: se não comprar, a economia é maior!

Seguindo essas dicas, você pode organizar sua vida financeira como autônomo e ter uma maior economia de seu dinheiro.

Gostou das dicas? Veja mais em nosso site para organizar suas finanças.

Atualizado em 14/03/2023