Buscando a sua recomendação...

Publicidade

Publicidade

Você sabia que é possível fazer a sua CNH de maneira gratuita em alguns estados do país? Este benefício tem sido oferecido para pessoas que estejam dentro de um grupo específico e que desejam ter sua habilitação, seja para uso pessoal ou trabalho.

Por conta disso, separamos algumas informações sobre a CNH Social e dicas para que você possa conseguir tirar a sua de maneira gratuita, sabendo se você se enquadra dentro do programa.

Acompanhe a matéria para ter todas as informações.

Publicidade
Publicidade

Sobre a CNH Social

Existem alguns estados brasileiros que oferecem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente. Essa medida tem como objetivo atender a população que está em situação de vulnerabilidade econômica e/ou social.

Se você está interessado em saber mais sobre esse programa, deve saber se seu estado promove o mesmo para que possa fazer a inscrição e, assim, você tenha como participar de graça.

No estado do Mato Grosso do Sul, por exemplo, algo surpreendente vem acontecendo com o projeto CNH Social, que foi criado para fornecer habilitações gratuitas para a população.

Publicidade
Publicidade

Desde março de 2022, as cinco mil vagas disponíveis ainda não foram completamente preenchidas pelos sul-mato-grossenses.

Diante desse cenário, o governo estadual decidiu prorrogar a disponibilidade das carteiras gratuitas até 30 de março de 2024 ou até que todas as cinco mil vagas sejam preenchidas. Essa medida foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 28 de março.

Os cidadãos que se enquadrarem nos requisitos do programa terão acesso gratuito às 45 aulas teóricas necessárias para a realização das 20 aulas práticas, onde terão seu primeiro contato com o veículo. Além disso, os exames médicos, psicológicos e outras taxas são isentas.

Vale ressaltar que as pessoas que possuem interesse em adquirir a CNH dos tipos A, B e AB podem se inscrever no programa e obter a habilitação de forma totalmente gratuita.

Essa iniciativa é uma grande oportunidade para aqueles que desejam ter acesso à carteira de motorista, mas não possuem condições financeiras para arcar com os custos das aulas, exames e taxas.

Portanto, se você está no estado do Mato Grosso do Sul e se enquadra nos requisitos do programa, não perca essa chance única de ter a sua CNH gratuitamente.

Quais estados possuem o programa de CNH Social?

Além do Mato Grosso do Sul, onde o programa tem se ampliado e vem oferecendo mais vagas para as pessoas que desejam ter suas carteiras de habilitação gratuitas, outros estados possuem o programa.

Veja quais são os lugares onde atualmente você pode ter a sua CNH Social:

  • Minas Gerais;
  • Pernambuco;
  • Goiás;
  • Paraíba;
  • Espírito Santo;
  • Amazonas;
  • Rio Grande do Sul.

A expectativa é que cada vez mais este programa cresça, até chegar o ponto em que aborde todo o país, trazendo mais este benefício social para os cidadãos que precisam de suas habilitações e que não possuem recursos para pagar.

Por isso, é necessário ter atenção para a liberação e, caso não more em um desses estados, você poderá aguardar para participar assim que o benefício for liberado.

Como posso solicitar a CNH Social?

Primeiramente, é importante destacar que o objetivo deste programa é atender a população em situação de vulnerabilidade econômica e social. Para se inscrever no programa, é necessário que o indivíduo esteja cadastrado no portal do Cadastro Único, onde seus dados sobre renda familiar e vínculos trabalhistas são visualizados pelo governo estadual.

Vale ressaltar que pessoas que possuem infrações graves de trânsito ou tiveram sua CNH suspensa não poderão participar do programa, uma vez que a segurança no trânsito é uma prioridade. Além disso, uma porcentagem de 5% das vagas disponibilizadas é destinada a pessoas com deficiência (PcD).

Em relação aos critérios financeiros, é importante salientar que a renda mensal do indivíduo não pode ultrapassar dois salários mínimos, e a renda por membro da família não pode ser superior a meio salário mínimo. Esses critérios têm como objetivo garantir que o programa atenda aqueles que mais precisam de auxílio financeiro.

Por fim, é importante destacar que este programa busca promover a inclusão social e econômica de indivíduos em situação de vulnerabilidade, oferecendo oportunidades para que possam melhorar sua qualidade de vida e bem-estar.

Outra regra importante que deve ser seguida por quem quer ter a CNH Social liberada é o fato de residir no estado onde tem o programa há pelo menos dois anos, comprovando que é realmente morador daquele lugar.

Vale a pena a CNH Social?

Para quem quer ter uma carteira de habilitação, seja para uso pessoal ou para melhorar as oportunidades de emprego, esta é uma das facilidades que pode conseguir, pois, além de não pagar pelo documento, vai ter todas as aulas gratuitas.

Assim, é possível ter mais vantagens no mercado e também uma forma de inclusão social. Por isso, se mora em um estado que tem o programa, vale a pena sim.

Gostou da dica? Inscreva-se já e tenha sua CNH Social.

Esperamos que está informação tenha sido muito útil para você. Muito Obrigada e acompanhe mais noticias em nosso site clicando aqui. 

Atualizado em 13/04/2023