Como planejar sua independência financeira
Você sabe o que é independência financeira? Para muitos, esse termo é usado quando você consegue fazer com que seus gastos mensais sejam menores do que seu ganho, ou seja, quando você termina todo o mês com um saldo positivo.
Para outros, independência financeira é quando você tem dinheiro suficiente para poder viver, mantendo seu padrão de vida e sem depender de seu trabalho direto, seja com valores rendendo em sua conta ou outras formas de ter dinheiro.
Seja como for, a independência financeira é algo a ser conquistado. Você deve fazer um bom planejamento para que seu dinheiro renda mais e você gaste menos.
Por isso, veja algumas dicas que irão lhe ajudar neste caminho para que você tenha a sua independência financeira de verdade e possa aproveitar melhor o seu dinheiro.
Organização e planejamento financeiro
O primeiro passo para ter uma boa independência financeira é ter organização financeira e fazer um bom planejamento. Sem eles, você não vai sair do lugar. E, para isso, você deve ter uma planilha de controle financeiro ou então um programa que permita que você cuide melhor de seu dinheiro.
A parte de organização prevê que você:
- Saiba o quanto você ganha por mês.
- Saiba quais são suas despesas fixas.
- Saiba quais são suas despesas variáveis.
Ou seja, você deve se organizar para saber quanto recebe e para onde está indo o seu dinheiro. Aquela sensação de que o dinheiro não dá para nada ou que não sabe como gastou o dinheiro deve acabar.
Mantenha o orçamento sob controle
Manter o orçamento sob controle é não gastar mais do que necessário. É saber economizar, ter suas compras em dia e gastar com o que realmente necessita.
Ter o controle de seu orçamento é diferente de se privar de ter as coisas. Você deve ter o que precisa, comprar o que é necessário. Aqui, é ter organização para não gastar mais do que necessário e nem comprar exageradamente.
Controle seu cartão de crédito, que se torna um grande vilão para muitos por não saberem usar como precisam.
Se você quer ter independência financeira, você deve controlar o seu orçamento.
Mude seus hábitos
A mudança de hábitos pode trazer uma grande economia para você. São atitudes simples que farão com que você tenha uma vida mais saudável, mas ao mesmo tempo que tenha uma melhor saúde financeira.
Veja alguns hábitos que você pode mudar para ter uma melhor economia:
- Se você tem que almoçar fora todos os dias, que tal mudar o hábito e investir em levar sua própria comida? Isso gera uma grande economia.
- Escolha um ou dois dias da semana para ir para o serviço caminhando ou de bicicleta, de forma a economizar com transporte.
- Diminua os pedidos com delivery.
- Corte gastos desnecessários.
- Evite aqueles gastos pequenos que parecem insignificantes, como um lanche aqui, uma comprinha ali. No final, vai pesar no seu orçamento.
- Pesquise muito antes de fazer compras. Você vai encontrar produtos mais baratos.
- Tente trocar aquele “produto de marca” por um mais barato com a mesma qualidade.
- Organize-se! Sempre! E controle seu dinheiro.
Invista em qualificação
Se você quer ter uma boa independência financeira, você deve se qualificar. Isso significa que deve investir em cursos, especializações, treinamentos e tudo mais para que você tenha um melhor currículo e, assim, possa ter mais oportunidades.
Com uma boa qualificação, você pode encontrar novas oportunidades, que vão gerar mais dinheiro e melhores salários, o que vai permitir que você tenha uma independência financeira mais rápida.
Uma dica importante: você encontra milhares de cursos nas áreas mais variadas e, muitos deles, de maneira gratuita. Ou seja, é possível se qualificar investindo o seu tempo e sem ter que gastar dinheiro para isso. Basta pesquisar e procurar a oportunidade certa para o que você deseja.
Divida suas metas
Faça metas para seu dinheiro. Estabeleça para curto, médio e longo prazo. Assim, você sabe como vai usar melhor o seu dinheiro.
Para curto prazo, pense em pagar dívidas e em necessidades mais urgentes, que sejam necessárias para que você possa ter uma vida financeira mais tranquila.
Para médio prazo, pense em investimentos, ou algo que seja maior, como uma grande viagem ou uma cerimônia de casamento, por exemplo.
E para longo prazo, pense em algo maior, como comprar um imóvel.
O importante é que você tenha metas estabelecidas para que possa saber como vai investir seu dinheiro e saber que vai fazer o melhor uso dele. Assim, você tem objetivos a cumprir e vai trabalhar para que possa alcançar cada um deles de maneira mais fácil.
Por isso, é necessário que você estabeleça metas para que saiba onde você quer chegar com o seu dinheiro.
Crie uma reserva de emergência
Este é um ponto fundamental. Ter uma reserva de emergência. Você precisa guardar seu dinheiro para as eventualidades que possam vir a acontecer em sua vida.
A verdade é que você vai ter dias melhores e dias ruins. E para os ruins, é fundamental que você tenha uma reserva de dinheiro que permita que você cubra os valores e não tenha problemas com o seu pagamento.
Existem várias formas de fazer esta reserva de emergência. Você pode separar um valor fixo todo o mês, ter uma poupança somente para esta finalidade, enfim, o importante é que você monte para ter dinheiro quando necessitar.
Quando puder, invista seu dinheiro
Por fim, você deve investir seu dinheiro. Se você quer ter uma independência financeira, você deve fazer investimentos para que seu dinheiro possa render mais e que ele gere lucros para você.
Na hora de investir, a dica é ir com calma, aprendendo como se fazer o investimento e tendo a certeza de que está investindo de forma correta. Para isso, você deve começar mais cautelosamente e, ao ganhar experiência, ousar mais.
Com certeza você vai conseguir usar o investimento para gerar rendas para você e, assim, caminhar para a sua independência financeira.
Com essas dicas, com tempo e organização, certamente que você vai conseguir ter a sua independência financeira e vai aproveitar melhor o seu dinheiro.
Veja mais dicas de finanças em nosso site!
Atualizado em 10/02/2023