Buscando a sua recomendação...

Os grandes desperdiçadores de dinheiro

Veja o que você deve evitar para gastar seu dinheiro sem necessidade.

| Em: 

Publicidade

Vivemos em uma sociedade consumista. Constantemente somos chamados a gastar mais e a consumir mais. Entretanto, para quem quer ter uma vida financeira mais organizada, é preciso andar ao contrário deste tipo de pensamento.

E, em meio a isso, existem aqueles que chamamos de desperdiçadores de dinheiro, que são os itens que mais gastam o nosso dinheiro de forma desnecessária, criando, assim, problemas financeiras.

Por isso, separamos uma lista dos grandes desperdiçadores de dinheiro para que você conheça todos eles e que evite de gastar, poupando seu salário. Acompanhe a nossa matéria para que você conheça onde você deve evitar de desperdiçar o seu dinheiro.

Artigos Eletrônicos

Este é um dos maiores desperdiçadores de dinheiro que existe no mercado. Isso porque cada vez mais você recebe comerciais sobre produtos e modelos novos que podem “trazer um certo conforto para sua casa”.

Neste quesito, você pode considerar: TV, videogame, filmadoras, máquinas fotográficas, outros artigos eletrônicos. Mas também pode incluir eletrodomésticos, já que estes se modernizaram, como geladeiras, lava louças, lava roupa, secadoras e tantos outros.

O problema, aqui, não está em ter os produtos, mas em tentar acompanhar todos os lançamentos que o mercado traz, fazendo com que seu dinheiro seja gasto de maneira desnecessária.

É claro que é tentador ter um produto de última geração, com todas as novidades, como uma TV de 60 polegadas com tela curva e com som espetacular. Mas e o custo para isso? Vai ser muito alto e, no final, vai ter o mesmo resultado de outras TVs mais baratas.

Seja qual for o produto, em algum momento ele vai ser considerado “ultrapassado” pelo mercado. Mas este produto que não é o da geração atual vai trazer para você tanto conforto quanto os outros. Por isso, se você quer ter um produto de excelência gastando até 50% menos, você deve escolher uma ou duas gerações anteriores.

Celulares e computadores

Assim como os eletrônicos acima, separamos estes por serem os maiores incentivadores para você desperdiçar o seu dinheiro.

Certamente que você já ouviu que, ao sair da loja, o seu aparelho já perdeu valor. E isso realmente acontece. Quem quer andar na moda dos eletrônicos, acaba por perder muito dinheiro e gastar desnecessariamente.

Os celulares são lançados todos os dias, cada vez com mais funções e incentivando as pessoas a gastarem com “Telas Super Oled”, mais memória, câmeras de altíssimo nível, além de “processadores de última geração”.

Seja como for, em determinado momento, os smartphones serão considerados ultrapassados. E não demora muito. Se você pesquisar qual era o smartphone mais potente há um ano, hoje ele é “ultrapassado”.

Porém, não há nada de errado em não ter o mais novo, o mais moderno. É muito melhor que você tenha um mais simples do que desperdiçar seu dinheiro em algo que logo ficará ultrapassado.

O mesmo acontece com os computadores. Cada dia mais peças são lançadas, novidades e, no final, você tem um gasto absurdo em peças que não vão trazer, muitas vezes, o rendimento que você precisa.

Por isso, a dica é a mesma de cima. Use aquilo que está dentro de seu orçamento, sem ter que ficar trocando sempre e evitando gastos desnecessários.

Carro Novo

Outro item que sempre se torna um desperdiçador de dinheiro é ficar trocando seu carro por um carro novo. Por mais que seja tentador ter aquele carro que nunca foi usado, que tenha aquele cheirinho de que acabou de sair da fábrica, há um custo alto sobre ele.

Você deve pensar em relação ao IPVA, que será bem caro. Além dos seguros e de todos os impostos. Por fim, tenha a consciência de que, em um ano, você vai ter uma desvalorização de pelo menos 20% do valor total de seu veículo.

Ou seja, por mais que pareça confortável, você só está perdendo dinheiro com o carro novo.

A dica, aqui, é que você busque um seminovo. Por mais que dê mais trabalho, que você tenha que fazer mais pesquisas e ver se o carro está realmente bom, mas você vai ter uma economia enorme em um carro que pode trazer o mesmo conforto para você e sua família.

Roupas e artigos relacionados à Moda

Andar na moda é caro. E muitas vezes nem é tão bonito assim, você sabia? A cada momento, novas roupas, estilos, marcas e conceitos são lançados. Mas o que você tem de resultado? Um gasto desnecessário com roupas que em breve vão sair de moda.

Quer fazer um teste para ver se realmente isso é verdade? Faça uma limpeza em seu armário. Separe todas as roupas que você tenha, veja o que era moda há um ano e que agora está no armário guardado.

Você vai descobrir peças incríveis em seu armário que podem ser usadas e que, no final vão trazer mais economia para você. Afinal, todo mundo tem uma roupa que usou apenas uma vez e está lá esquecida.

Além disso, você não precisa das últimas peças, que estão em moda. Em pouquíssimo tempo você encontrará bem mais em conta.

Pequenos Gastos

Não são só grandes gastos que se tornam desperdiçadores de dinheiro. Talvez o pior problema sejam os pequenos gastos. Aqueles que parecem tão inofensivos que você nem repara que está perdendo dinheiro ali.

É um lanche que você faz, uma “peça em promoção” que você compra, uma “água na rua” que você compra no trânsito.

Se você somar tudo que você gastou, você vai ver que o dinheiro vai ter ido para lugares que você não esperava e, assim, você terá desperdiçado o dinheiro sem perceber.

Por isso, para você que quer economizar, ter um dinheiro guardado, o que precisa é evitar os pequenos gastos. No final, a economia será gigantesca.

Por isso, tenha atenção a estes desperdiçadores de dinheiro e, no final, você vai conseguir economizar, tendo um dinheiro a mais em caixa e gastando menos no final do mês.

Evite esses desperdiçadores e economize. E veja no site mais dicas para suas finanças.

Atualizado em 30/03/2023